Os principais sintomas da fibromialgia são: o cansaço extremo, as dores musculares, as limitações de movimentos, dificuldade para dormir, inchaço, formigamento e instabilidade emocional, nomeadamente aumento do nível de irritabilidade.
Todos estes sintomas de fibromialgia fazem com que o seu dia-a-dia se torne muito complicado.
Mas de facto o que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença com uma causa desconhecida que provoca dores crónicas e outros sintomas que muitas vezes não se atenuam com os tratamentos.
Após anos de estudos, a doença passou a ser entendida como um transtorno neurológico, em que o cérebro processa a dor de forma mais intensa do que o normal.
Atualmente, é possível perceber esta reação intensa por meio de uma ressonância magnética.
Mas n ormalmente o diagnóstico é baseado naquilo que a pessoa relata e naquilo que sente.
Entende-se como um quadro de fibromialgia a presença de dor por todo o corpo por mais de três meses.
Além disso, a pessoa normalmente tambem refere cansaço extremo, problemas de sono, dificuldade de concentração, dificuldade em tomar decisões e falhas de memória.
Mas o problema é que a doença não é considerada curável, por isso é preciso aprender a conviver com as crises. De facto o mais importante é mesmo conseguir evitá-las.
Essa é a razão por que ficam aqui estas 5 Dicas para Evitar as Crises de Fibromialgia.
1ª Dica - Respeite os seus Limites
Muitas vezes as mulheres com este quadro clinico sentem-se responsáveis por tudo e por todos. Fazem muito mais do que o normal e muitas vezes esforçam-se para além dos seus limites. Saber respeitar os próprios limites, fazendo pausas para descanso quando for necessário é fundamental para não forçar o corpo e piorar as dores da fibromialgia.
Embora a prática de atividades físicas seja imprescindível, é importante que a pessoa conheça os seus limites. Por isso mesmo quando há o alívio da dor, a intensidade dos exercícios que faz não deve ser intensificada para não comprometer o tratamento.
2ª Dica - Esteja atento à Origem da Dor
Uma das maiores contribuições que a pessoa pode dar é saber reconhecer onde sente dor e as atitudes ou situações que agravam essa dor.
Se for capaz de identificar, mais rapidamente pode evitar essas situações e pode assim evitar lesões que podem piorar a sua condição física.
3ª Dica - Faça Exercício Físico
Apesar de parecer impossível realizar atividades físicas quando se sente dor, o tratamento da fibromialgia passa por ser capaz de fazer alguns exercícios.
O ideal é fazer caminhadas de 30 minutos de preferência todos os dias. Lembre-se que a sua saúde depende destes hábitos simples e que é necessário ter disciplina.
As atividades realizadas na água, como hidroginástica e natação são muito boas para aqueles que não conseguem caminhar ou podem funcionar como atividade adicional à caminhada.
4ª Dica - Saiba como Induzir corretamente o Sono
Durante o tratamento é muito importante que a pessoa tenha boas noites de sono para conseguir recuperar. Para isso, precisa ter hábitos que favoreçam o sono.
Deve centrar-se em fazer o seguinte:
5ª Dica - Selecione os Suplementos corretos, aqueles que de facto vão ajudar
Tomar suplementos é hoje uma prática corrente. No entanto nestes casos é fundamental tomar suplementos específicos que fazem verdadeiramente a diferença.
Os suplementos que de facto podem ajudar são aqueles que aumentam os níveis de GLUTATIONA no seu corpo. A GLUTATIONA é uma molécula importantíssima presente em mais de 1.500 funções no nosso corpo. Com níveis baixos de GLUTATIONA as crises são frequentes, com níveis altos de GLUTATIONA as crises são raras ou inexistentes.
Tomar GLUTATIONA não pode ser feito de uma forma qualquer, mas sim de forma endógena, ou seja ela deve ser produzida dentro do nosso corpo e a nível celular. O que o suplemento deve fazer é ajudar as células a que sejam elas mesmas a produzir a GLUTATIONA. Depois cabe ao Sistema Imunitário a decidir de forma inteligente como vai utilizar essa GLUTATIONA agora disponível e que órgãos ou sistemas devem ser ajudados para que possam melhorar.
Estes suplementos chamam-se Immunocal e já está disponível em Portugal.
Se quer saber mais sobre este tema, como pode viver sem dor e sem crises que impossibilitam ter uma vida normal, contacte-nos.